Capitolio


Pazuello prepara novo protocolo para covid-19

26 de maio 2020

Coluna do Estadão

Quase três meses após a OMS declarar pandemia, o Ministério da Saúde vai publicar nos próximos dias um protocolo de atendimento a pacientes que apresentam sintomas da covid-19, mas sem um quadro tão grave. Com a intenção de desafogar as UTIs, a pasta quer orientar os hospitais a tratá-los também com oxigênio ou ventilação para evitar que a situação evolua. O documento é o segundo de uma série de três que o ministério planeja divulgar. O primeiro foi o polêmico da cloroquina e o terceiro deve tratar de mão de obra especializada.

Tarda… A demanda dos prefeitos por protocolos desse tipo vem de gestões anteriores na Saúde. O texto foi prometido pelo ministro interino Eduardo Pazuello aos gestores municipais na semana passada.

…mas não falha. Para o secretário executivo da Frente Nacional de Prefeitos, Gilberto Perre, ainda que não tenha um caráter normativo, o protocolo é importante para ajudar no alinhamento de ações das três esferas de poder.

Deixa quieto. Mesmo após a OMS ter suspendido estudos sobre o uso da cloroquina, a Saúde informou que, por enquanto, não pretende rever o protocolo de uso da substância publicado na semana passada.

Esquivou. A ANS discutiria ontem a gestão unificada de leitos públicos e privados durante a pandemia. Mas o presidente interino, Rogério Scarabel, adiou a reunião minutos antes por ter passado mal. Diretores da agência viram a justificativa como “desculpa” para fugir da discussão.

Referência: Estado de São Paulo