Solução para gestão do benefício saúde

O resultado do sistema é a visão antecipada dos problemas que a empresa pode vir a ter

O alto custo do plano de saúde corporativo está no centro dos debates. Os gastos com o benefício saúde das empresas, na maioria dos casos, representam a segunda maior despesa com pessoal, perdendo apenas para a folha de pagamentos. Atualmente, representam entre 10% a 20% dos custos totais de uma empresa e têm registrado alta consistente nos últimos anos, superando a inflação.

O uso inadequado do plano de saúde corporativo está relacionado à realização de exames repetitivos e desnecessários e idas excessivas de funcionários a consultas médicas e hospitais.

De acordo com a ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos), que avaliou 668 empresas, entre maio e junho de 2017, representando 1,3 milhão de empregados e 3 milhões de beneficiários -, quase metade (46%) das empresas não trabalha com indicadores de saúde (essenciais para monitorar a qualidade do atendimento), 40% não adotam a coparticipação dos funcionários no pagamento de consultas e exames (importante para evitar repetições e abusos), 56% não investem em alimentação saudável e 51% não têm programas de apoio a grupos de risco.

Diante do quadro, a Safe Care, especializada em gestão integrada e auditoria em benefício saúde, está implementando o software Facility Safe nas empresas, com o objetivo de reduzir o impacto desses custos.

O Facility Safe é uma plataforma online, fácil e prática de ser utilizada, que simplifica a vida dos analistas de Recursos Humanos. Por meio da plataforma é possível auxiliar a rotina de administração e operacional do RH das empresas; fazer o mapeamento do agendamento de consultas, automatizar chamados e realizar o cadastro de novas vidas do plano saúde; e realizar auditoria médica nos procedimentos realizados pelos colaboradores além de fazer o controle do Absenteísmo nas empresas.

Com a implementação da solução, a Safe Care está obtendo com sucesso a redução dos índices de sinistralidade nas empresas, justamente em um momento em que se buscam soluções para reduzir as despesas com esse tipo de gestão.

Em um prazo de quatro meses, em média, a partir do mapeamento e da análise das informações dos atendimentos realizados, a Safe Care é capaz de orientar as empresas em relação ao melhor uso dos planos de saúde, além de monitorar e municiar os gestores de Recursos Humanos com relatórios que apoiam e facilitam as tomadas de decisões.

O sistema é capaz de fazer controle e cruzamento de informações a partir de mais de 10 itens, que permitem prever o impacto financeiro do absenteísmo nas empresas. Além disso, possui mais de 30 mil procedimentos médicos protocolados para realizar a avaliação nos processos de auditoria, possibilitando a verificação de cobranças excessivas ou indevidas para as empresas.

O resultado do sistema é uma visão antecipada dos problemas que a empresa pode vir a ter, tendo em vistas a redução do impacto financeiro do benefício saúde.

Referência: DCI